A formação profissional também é tema do estudo patrocinado pela Unesco. Um dos fatos mais graves apontados é que há professores que não aprendem na faculdade a alfabetizar uma criança.
— É uma formação extremamente precária para sua profissionalização. O estudo mostra que nos cursos de pedagogia, que formam os alfabetizadores, os professores da educação infantil praticamente não têm metodologia da alfabetização nos seus currículos, ou práticas para introdução à matemática, às ciências humanas. São cursos muito mais teóricos sobre “por que” ensinar, mas não se fala “como” — diz a professora Bernardete Gatti, coordenadora do estudo.
Segundo ela, o principal problema na formação dos professores é que em vários cursos de licenciatura se tem, quando muito, 10% de formação pedagógica. Professores de matemática, língua portuguesa, ciências, por exemplo, vão para a sala de aula sem formação adequada porque o curso fica muito fixado na formação disciplinar avançada, com estudos teóricos, e não se preocupa com a formação pedagógica, que ensina a ensinar.
— Na semana passada, quando o IBGE divulgou a Pnad, que mostrou grande quantidade de crianças de 10 a 14 anos analfabetas, em boa parte isso se deve à ausência de um professor que efetivamente alfabetize nas séries iniciais. É preciso fazer uma aliança inteligente entre a teoria e a prática, para que o professor possa sair da faculdade em condições de entrar em sala de aula — analisa o professor.
Célio da Cunha, responsável pela concepção e supervisão do estudo da Unesco
Em 1900, 90% da população brasileira era analfabeta
Uma das razões para o nível baixo na formação dos professores, diz Bernardete, é a “liberalização” para o funcionamento de cursos de licenciatura.
— As universidades podem abrir do jeito que querem, como querem. Hoje a maioria dos professores é formada por instituições privadas. As universidades federais até 2006 eram as que menos ofereciam licenciaturas, não ofereciam curso noturno.
Para ela, o quadro atual reflete a colonização do Brasil, que passou 300 anos sem escolas:
— Em 1900, 90% da população era analfabeta. Essa tradição elitista passou para o sistema educacional.