Reitor diz que universidades federais têm perdas

O Enem seria a única forma de ingresso na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Por isso algumas mudanças no calendário da instituição deverão ser colocadas em prática. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a nota do Exame era opcional e o cronograma deve ser mantido.

Esta é a primeira vez que a UFFS realiza ingresso para a instituição, recém criada no Estado. A Universidade ainda tem sede no Rio Grande do Sul e no Paraná.

O reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, definiu o vazamento da prova como um fato lamentável.

– Esse adiamento comprometeu todo nosso cronograma. O MEC falou em 45 dias, mas, se realmente levar todo esse tempo, calculamos que o nosso ano letivo de 2010 poderá começar somente em abril.

O reitor afirmou que está buscando alternativas para não atrasar o calendário. Uma das saídas analisadas é a própria instituição fazer um vestibular, nos moldes do Enem.

O reitor da UFSC, Álvaro Prata, disse que a alteração da data do Enem não prejudica muito a instituição, porque fazer o exame era opcional para os candidatos.

– Talvez a nota do Enem não possa mais ser usada para compor a do vestibular. Mas acreditamos que isso não vai acontecer. Estamos aguardando as definições do MEC. Mas nosso cronograma será mantido.