Professores da UFSC aprovam desfiliação da Andes

Em votação realizada na última quinta-feira, dia 17, os professores da Universidade Federal de Santa Catarina aprovaram a desfiliação da Andes, por 614 a 403 votos, e a transformação da Apufsc em sindicato autônomo, por 587 a 399 votos.

1.040 dos 2.506 professores sindicalizados deixaram seus votos nas 23 urnas espalhadas por todas as unidades de ensino da UFSC. Confira nos gráficos e na tabela abaixo o resultado geral da votação e os números da detalhados da votação.

DEBATE – 252 professores assinaram a lista de presença da Assembléia Geral realizada na tarde da última quarta-feira, dia 16, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O número, o dobro do quórum exigido para a instalação da Assembléia mostra a mobilização que tomou conta dos professores para debater e decidir sobre a desfiliação ou não do Andes-SN.

A Assembléia foi aberta às 15 horas, meia hora depois do horário programado para primeira chamada, com as falas do atual presidente da Apufsc, Armando de Melo Lisboa, a favor do sim, pela desfiliação do Andes, e do ex-presidente da Apufsc e do Sindicato Nacional, Paulo Rizzo, em defesa do não, contra a desfiliação. A AG contou ainda com a presença de uma assessoria jurídica para prestar esclarecimentos sobre os desdobramentos das decisões que poderiam ser tomadas na votação. Em seguida, professores se alternaram ao externar suas posições contra ou a favor da desfiliação e da transformação da Apufsc em sindicato autônomo.

Clique aqui para acessar o pdf do Boletim 692 e ver os gráficos