Lula assina a criação da Federal do Oeste

Pelo menos cem lideranças do Oeste catarinense, Norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná estão em Brasília para acompanhar o ato de criação da Universidade Federal da Fronteira Sul. A assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está prevista para as 15h, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

A secretária-executiva do Movimento Pró-Universidade, Luciane Carminatti, disse que os participantes da cerimônia usarão camisetas agradecendo o empenho do presidente Lula e com a inscrição “UFFS: uma grande conquista”.

Ela afirmou que, após a assinatura, o Ministério da Educação deve nomear o reitor pro-tempore (temporário) ainda neste mês. Para outubro, está previsto o edital do concurso para a contratação dos professores. O presidente da Comissão de Implantação da universidade, professor Dilvo Ristoff, afirmou que vai manter contato com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para que seja liberado, em breve, o edital do concurso. Com isso, ficará garantido o início das aulas para março de 2010.

As áreas da universidade estão definidas bastando apenas o local em que os cursos funcionarão provisoriamente, em Chapecó, até a construção da sede própria. A reitoria deverá atender, inicialmente, no Edifício Engemed, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro da cidade.

Dilvo Ristoff ressaltou que hoje é o grande dia, pois vai acabar com o ceticismo dos que ainda consideravam improvável a instalação da Universidade da Fronteira Sul.

Para o deputado federal Cláudio Vignatti, autor do projeto de criação da nova universidade, a assinatura concretiza o trabalho de expansão do ensino superior no Estado.

Como funcionará

Processo seletivo: provas do Enem, com bônus para estudantes de escolas públicas

Início das aulas: março de 2010

Sedes: Chapecó (SC), Cerro Largo e Erechim (RS) e Laranjeiras do Sul e Realeza (PR)

Vagas: 2.160 vagas

Em Chapecó

Administração (100), Ciências da Computação (100), Pedagogia (100), Agronomia (50), Engenharia Ambiental (50), Licenciatura Português/Espanhol (60), Filosofia (100), História (100), Geografia (100), Sociologia (100) e Enfermagem (40)

Nos cinco campi

Professores contratados: 165 Servidores: 220

Investimento: R$ 35 milhões no primeiro ano e R$ 194 milhões em quatro anos

Abrangência: 415 municípios do Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná

População: 3,7 milhões