Durante a negociação com a Unimed, a direção da Apufsc procurou minimizar ao máximo o impacto do reajuste do plano de saúde e da cobrança dos 4,5% a título de contribuição previdenciária (leia matéria sobre dívida da Apufsc com INSS) para os professores associados e usuários dos planos Uniflex e Uniplan.
A Unimed começou, conforme já noticiado nos boletins da Apufsc, reivindicando um reajuste de 10,45% para as duas modalidades. Com o andamento das negociações, a cooperativa baixou o índice para 6,58%, depois para 4,8%, até o índice final de 4,33%.
Assim, os usuários do Uniplan, Uniflex, SOS e SOS Plus terão um reajuste de 4,33% no seus planos mais os 4,5% que serão recolhidos ao fundo destinado a cobrir as contribuições previdenciárias supostamente devidas, totalizando um reajuste de 9,02%. Já os usuários do plano K3 (custo operacional) passarão a contribuir com os 4,5% a partir deste mês, mas o reajuste do plano acontecerá em outro momento.
Por outro lado, para minimizar os impactos do reajuste, em breve a UFSC irá informar como funcionará o ressarcimento de R$ 65,00 reais da contribuição do governo aos usuários de planos de saúde que não os oferecidos diretamente pelos órgãos do governo federal.
UNIODONTO – A negociação com a Uniodonto ocorreu em bases diferentes. Atualmente, a Apufsc dispõe de três planos odontológicos não regulamentados, o 6, o 8 e o 9.
A cooperativa propôs à Apufsc a migração de todos os usuários dos planos 6 e 9 para o plano 9 regulamentado, o que significa melhoria nos procedimentos cobertos e garantia de inclusão de novos procedimentos no futuro. Esta migração não acarretaria em nenhum reajuste dos valores cobrados atualmente, além de já incluir o recolhimento da contribuição de 4,5% ao INSS.
Com isso, os usuários do atual plano 9 continuariam pagando R$ 20,68 por um plano mais completo. Já os usuários do plano 6 só pagariam os quatro reais de diferença entre um plano e outro. Aos usuários do plano 8 também será oferecida a possibilidade de migração para o 8 regulamentado. O processo de migração será desenvolvido através da Apufsc em futuro próximo.