Os alunos do oitavo período de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, estão com as aulas suspensas até quarta-feira, dia 12. Uma aluna da turma está com a gripe A.
As aulas foram canceladas na sexta-feira e a direção da universidade estudar ampliar a decisão para alunos de Arquitetura e Urbanismo. Um estudante do curso estaria com os sintomas da doença.
A aluna de Odontologia viajou, no final de semana retrasado, ao Rio Grande do Sul. Na segunda-feira, dia 3, quando as aulas foram retomadas na universidade após as férias, ela foi à UFSC, onde teve contato com colegas. De acordo com o vice-reitor, Carlos Alberto da Silva, esses estudantes estão sendo monitorados.
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), determinou a suspensão das aulas na rede pública estadual na cidade de Tubarão a partir de hoje e por tempo indeterminado. De acordo com informações publicadas no site do governo catarinense, a decisão foi tomada devido à suspeita de 173 casos da gripe A no município que já foram para análise.
No pais, a confirmação de um segunda morte por gripe A, na Paraíba, elevou para 181 o total de óbitos pela nova doença no país. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a vítima foi um professor de inglês de 35 anos, que morava na cidade de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa. O óbito do professor foi o quarto óbito no Nordeste do , os outros três tinham sido registrados também na Paraíba, Pernambuco e Bahia. Segundo a Secretaria de Saúde da Paraíba, além da infecção pelo vírus A (H1N1), o professor estava com suspeita de pneumonia, o que pode ter sido a causa da morte.
Amanhã, a Câmara dos Deputados vai reunir uma Comissão Geral no plenário para debater a gripe A. Para a discussão foram convidados o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, todos os secretários estaduais de Saúde, além de especialistas no setor.