Um dia após o início das aulas no campus Norte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nesta terça-feira, numa solenidade em Joinville, os diretores do novo campus foram conhecidos. Todos são professores da UFSC em Florianópolis.
Professor de Engenharia Mecânica, Acires Dias é o diretor-geral em Joinville. Vice-diretor do Centro Tecnológico (CTC) na Capital, Alvaro Lezana é o diretor acadêmicod+ e o professor Antonio Fortunato Marcon, doutor em Engenharia Aeronáutica, responde pela direção administrativa.
Uma das tarefas dos novos diretores será fazer andar a construção do novo campus da UFSC. A cerimônia de posse foi no auditório da Univille, mesma universidade em que as aulas começaram na segunda-feira.
O início das aulas na sede definitiva, na Rodovia do Arroz, está previsto para março de 2011. Para a Prefeitura de Joinville, é preciso viabilizar a construção do acesso ao campus, no Eixo Sul.
O planejamento da obra está com o Instituto de Planejamento Urbano (Ippuj). A rua terá de cruzar uma linha férrea. A expectativa é que custe cerca de R$ 6 milhões.
— Há alguns meses, fizemos o traçado básico da rua, conversando com o Dnit e a UFSC. Vamos voltar a trabalhar para o projeto definitivo — afirma o diretor executivo do Ippuj, Vladimir Constante.
Segundo o prefeito Carlito Merss, já está garantido que o investimento para o acesso deve partir do governo federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A Prefeitura ainda precisa resolver o impasse de um terreno particular na área de 100 mil m² abrangida pelo campus, que pertence a empresa Sinuelo.