A partir das 7h30min de hoje, cerca de 110 calouros entrarão para a história da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como os precursores do curso de Engenharia de Mobilidade, o primeiro da instituição em Joinville. Além deles, doze professores e três servidores serão os responsáveis por dar largada a uma nova era do ensino superior na cidade. As aulas serão realizadas provisoriamente no bloco E da Universidade da Região de Joinville (Univille).
O diretor do campus, Acires Dias, vive os últimos momentos de ansiedade antes do início oficial do período letivo.
– Queremos transformar a primeira turma nos nossos grandes esteios. Eles serão nossos parceiros, nossos críticos e nossos empreendedores. Começaremos todos juntos – destacou.
Apenas 60% das 200 vagas foram preenchidas na primeira chamada, mas isso não é, nem de perto, visto como motivo de desânimo.
– É normal isso acontecer em vestibular de inverno, porque há muitos alunos que fazem as provas por testes e acabam não se matriculando. Em breve faremos a segunda chamada – comentou o diretor.
Hoje, os alunos terão uma manhã de apresentação do curso e da estrutura administrativa da UFSC. Além disso, terão a chance de conhecer a estrutura física da Univille, onde devem permanecer até 2011, pelo menos. A aula inaugural ocorrerá no auditório do Centro de Convenções e será ministrada pelos professores Acires Dias, Álvaro Lezana e Antônio Fortunato.
O curso de engenharia de mobilidade é inédito no país. Os alunos terão um tronco comum de disciplinas e, no decorrer dos semestres, poderão optar pelas engenharias veicular e de transportes. Na sequência, as áreas sofrem nova subdivisão. Neste primeiro semestre, os estudantes terão aulas de cálculo, álgebra linear, física, química tecnológica, desenho e introdução à engenharia.
Segundo o vice-diretor do Centro Tecnológico (CTC), Álvaro Lezana, amanhã os alunos terão a primeira aula “pra valer”, já com os conteúdos disciplinares. O professor Edson Rosa, diretor do CTC e doutor em aeronáutica, será o primeiro convidado da disciplina “Introdução a Engenharia de Mobilidade”, que trará vários especialistas ao longo do semestre. À noite, haverá a cerimônia de implantação do curso, com a presença de autoridades.