Editorial
A Diretoria da Apufsc deseja um bom regresso aos professores após este período de férias em julho e uma produtiva continuação das atividades para os que foram impedidos de gozá-las considerando as suas atividades e seu dia-a-dia de trabalho em projetos de pesquisa, orientações e/ou atividades administrativas.
Para o segundo semestre de 2009, a Diretoria pretende estimular o debate entre os professores da UFSC e desenvolver e/ou dar continuidade às ações sobre as questões que foram consideradas prioritárias para os professores segundo a consulta realizada: carreira e paridade, salários, URP e outras ações judiciais, condições de trabalho, condições no campus, opções sindicais e a questão da saúde do professor.
O Conselho de Representantes será o fórum básico de debate do processo e todos esses temas demandarão discussão e uma forte disposição dos membros do Conselho, pois são eles os grandes responsáveis pela articulação com os professores, possibilitando que a Apufsc se guie por decisões que se apoiem na vontade da grande maioria dos associados e não sobre projetos pessoais, frequentemente político-partidários e que extrapolam as causas que consideramos importantes e para as quais vale a pena estarmos organizados em um sindicato.
Neste sentido e dentro de sua função executiva a Diretoria procurará dar todo o apoio necessário aos representantes para que possamos ampliar o horizonte de discussões sobre o que os professores julgam importante para que tenhamos um plano de carreira baseado sobre o mérito individual, acadêmico, feito sobre conquistas no domínio das idéias. E, também, para que tenhamos salários justos, boas condições de trabalho e saúde e aposentadorias dignas, considerando a nossa importância como professores, educadores e pesquisadores para o desenvolvimento do país em todas as áreas.
Nossa grande premissa é que não há sindicato sem base e não há base, sem uma forma de organização que defenda os seus anseios e expectativas.
Daí estarmos, neste momento, na Direção da Apufsc, procurando a todo custo uma relação de reciprocidade com cada um dos docentes procurando, no âmbito das nossas atribuições, contribuir para proporcionar a necessária tranqüilidade para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, importantes para todos nós e para o país.