O governo vai criar um programa para ampliar o número de bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação. A iniciativa, anunciada hoje (13) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, durante a 61ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), será detalhada amanhã (14) pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães.
“Os estudantes de instituições públicas que forem selecionados para pós-graduação terão bolsa garantida”, adiantou Rezende, que chamou o programa de “Bolsa para Todos”.
O ministro afirmou que a ideia é melhorar a distribuição de bolsas de estudo para pós-graduação entre as regiões do país, principalmente para o Norte e Nordeste. “Fazer a distribuição geográfica desses recursos não é fácil”, ponderou.
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2Eampd+local=18Eampd+source=a2579299.xmlEampd+template=3898.dwtEampd+edition=12709Eampd+section=213
Abstenção é de 10,8% na UFSC
A disputa por uma das vagas nos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) termina hoje. No último dia do vestibular de inverno, pelo menos 490 candidatos já desistiram do concurso.
Nos dois primeiros dias a abstenção chegou a 10,8%. Hoje, 4.080 candidatos fazem as provas de redação e questões discursivas
Ontem, Júlia Dania, 17 anos, se queixou do desempenho nas provas de história, geografia, química e física. A estudante do 3º ano do ensino médio estuda na Capital e está realizando pela terceira vez um treinamento do concurso.
A futura candidata a vaga de Fisioterapia disse que muitos conceitos aplicados nas provas ainda não foram revistos por ela em sala de aula.
Pedro Henrique Cardoso, 19 anos, também está entre os estudantes que aproveitam o vestibular de inverno para se preparar melhor para o concurso do fim do ano.
– Esta é a segunda vez que faço um vestibular. Acho que isso pode me ajudar a conseguir uma vaga no curso de Relações Internacionais no fim do ano – afirmou.