A quatro dias do fim das inscrições, na próxima sexta-feira, o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tinha ontem 3.100.458 candidatos aptos a fazer a prova. O número equivale à metade dos 6 milhões previstos pelo Ministério da Educação para o teste, nos dias 3 e 4 de outubro.
No ano passado, o Enem teve 4 milhões de inscritos e 3 milhões de participantes. Ao lançar o novo exame, este ano, o ministério esperava atrair ao menos 5 milhões. A expectativa levava em conta estudantes do último ano do ensino médio, dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (antigo supletivo) e os que concluíram o ensino médio em anos anteriores.
Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, 6 milhões foi um teto colocado no edital:
– Estavam entrando 150 mil inscrições por dia. Agora deve crescer. Difícil fazer previsões, mas acho que não vai chegar a 4,5 milhões. Peço que não deixem para o último dia – diz.
O novo Enem substituirá o vestibular em pelo menos 21 universidades federais e contará pontos nos processos seletivos de no mínimo outras 21. O resultado valerá também nos vestibulares de pelo menos 19 escolas técnicas federais que oferecem cursos de graduação, entre eles o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio (Cefet-RJ). Nas 21 universidades federais que aderiram ao sistema de seleção unificada, o candidato que fizer o Enem poderá ingressar em qualquer uma das instituições, desde que tenha nota.
Como ocorre desde 2005, o exame continuará selecionando os estudantes beneficiados pelo programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas de 100% e 50% em faculdades particulares. Instituições privadas e estaduais também utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos. O valor de referência do edital do Inep, considerando 6 milhões de candidatos, é de R$ 148 milhões. O custo real, portanto, deverá ser inferior.
Estudantes do último ano do ensino médio e quem apresentar declaração de baixa renda são isentos da taxa de R$ 35. Candidatos cuja religião proíbe a participação na prova no sábado à tarde (o horário marcado é 13h, no horário de Brasília) poderão fazer o teste no fim da tarde. As inscrições são feitas pela internet . O prazo vai até as 23h59m de sexta-feira.