CR aprova transferência de parcelas retidas

Texto corrigido às 0h26 e às 11h48 de 26 de junho de 2009

O Conselho de Representantes da Apufsc aprovou, por 15 votos a 5, com uma abstenção, a transferência à Andes das oito mensalidades dos meses em que o envio do dinheiro foi suspenso entre outubro de 2008 e maio de 2009.

A decisão ocorreu na reunião do Conselho de ontem, dia 24 de junho, e restabelece integralmente as relações da Apufsc com a Andes.

A Diretoria da Apufsc retomou o repasse à Andes a partir de junho, decisão anunciada no Boletim 681, quando também informou que aguardava parecer da assessoria jurídica sobre as parcelas vencidas depositadas em conta corrente.

Debate – A discussão sobre os “desdobramentos da recuperação do registro da Andes” não estava prevista na pauta inicial e foi incluída por solicitação da representante dos aposentados, Tanira Piacentini.

Clique aqui para ler a íntegra do texto do ministro
A discussão do ponto de pauta começou com a leitura de um texto, pelo conselheiro Paulo Rizzo, do Departamento de Arquitetura, questionando o tratamento dado pela Diretoria da Apufsc ao despacho do ministro Carlos Lupi, que restabelece o Andes como sindicato. Para ele, o registro foi recuperado definitivamente. Para a diretoria, a situação é provisória por depender de decisão judicial ainda em aberto.

Leia artigo de Armando Lisboa, que considera o registro provisório

Leia artigo de Paulo Rizzo, que considera o registro definitivo
As manifestações que se seguiram trataram da redação do texto de Lupi, da relação da Apufsc com a Andes e da conveniência de se deliberar sobre um tema considerado polêmico sem divulgação anterior na pauta da reunião e sem que os representantes tivessem, previamente, tido a oportunidade de consultar os seus representados sobre o assunto.

Votação – Houve acordo sobre a retomada do repasse a partir do mês de junho que leva em conta a publicação do registro , mas houve divergência sobre o envio do dinheiro dos oito meses em que o repasse permaneceu suspenso.

Duas propostas foram formuladas e votadas: 1) restabeler todos os pagamentos imediatamente, incluindo os suspensos entre outubro de 2008 e maio de 2009d+ 2) restabelecer os pagamentos a partir de junho e aguardar posicionamento da assessoria jurídica sobre os meses suspensos.

A pedido do representante do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Hnerique de Melo Lisboa, a votação foi nominal.

Votaram por restabeler todos os pagamentos imediatamente, incluindo os suspensos entre outubro de 2008 e maio de 2009:
Anamaria Beck (aposentados),
Carlos Henrique Soares (Bioquímica),
Clarilton Ribas (Zootecnia),
Félix Quispe Gómez (Matemática),
Itamar Aguiar (Sociologia),
Magda Zurba (Psicologia),
Marli Auras (aposentados),
Nádia Luna (aposentados),
Patrícia Laura Torriglia (Estudos em Educação),
Paulo Pinheiro Machado (História),
Paulo Rizzo (Arquitetura),
Roberto Ferreira de Melo (Análises Clínicas),
Tanira Piacentini (aposentados),
Terezinha Paulilo (Botânica),
Vânia Manfroi (Serviço Social).

Por restabelecer os pagamentos a partir de junho e aguardar posicionamento da assessoria jurídica sobre os meses suspensos, votaram:
Antônio Fábio Carvalho da Silva (Mecânica),
Henrique de Melo Lisboa (Sanitária e Ambiental),
João Carlos dos Santos Fagundes (Elétrica),
Jovelino Falqueto (Informática e Estatística),
Sandra Avancini (Nutrição).

Antonio Kanaan Neto (Física) se absteve.