O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá valer 20% da nota final do Vestibular 2010 da Universidade Federal de Santa Catarina. De acordo com parecer da Câmara de Ensino, divulgado no fim da tarde de ontem, a UFSC adotará, de forma cautelosa, o Enem como parte da pontuação no vestibular, e o uso desse percentual será uma opção do candidato.
A UFSC realiza três concursos no meio deste ano (Vestibular Suplementar, Vestibular para Bacharelado e Licenciatura em Libras e Vestibular para cursos à distância). Mas a possibilidade de agregar a nota do Enem à pontuação final do concurso só entrará em vigor no fim do ano, no vestibular 2010.
Aprovada por maioria, a decisão da Câmara de Ensino leva em conta que a mudança, mesmo parcial, não encontrará total apoio nos meios acadêmicos, devido à modificação de práticas enraizadas há décadas nas estruturas universitárias.
Entretanto, o professor Jonny Carlos da Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica, autor do projeto, destaca que a posição leva em conta que existe uma ampla aceitação de que o Enem vem contribuindo para a melhoria do processo de ingresso na universidade.
O relator recomenda, também, a criação de uma comissão, ainda no primeiro semestre deste ano, para analisar e propor as regras do vestibular de 2011.
O parecer aprovado na Câmara de Ensino da UFSC leva em conta como contribuições do Enem para a melhoria do processo de ingresso à universidade, o fato do Enem tratar-se de um exame claramente mais qualitativo em seu processo de avaliação, privilegiando a capacidade de compreensão de texto e o raciocínio lógico.