Além do ofício dirigido ao Conselho Universitário, a direção da Apufsc reúne-se nesta quinta-feira, dia 21, com o reitor Alvaro Prata, em audiência que tem como objetivo discutir o confisco salarial, além de outros problemas enfrentados pelos professores e pela universidade.
Ainda sobre o confisco salarial caracterizado pelo corte da URP, a Apufsc articula, em conjunto com outras entidades, a realização de um seminário nacional sobre os ganhos judiciais nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) advindos de pacotes econômicos preparados para combater a hiper-inflação na década de 1980.
O seminário pretende não apenas fazer um levantamento da situação em que as Ifes se encontram, mas também construir uma estratégia política comum de atuação das Ifes junto ao governo federal, que tem trabalhado para derrubar, em cada universidade, o que foi conquistado judicialmente.
Além de dirigentes sindicais e assessores jurídicos, a Apufsc pretende convidar os reitores das universidades federais para participar do seminário. A idéia é organizá-lo ainda no primeiro semestre de 2009 em Florianópolis.