Na última quarta-feira, dia 29, a Associação nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou nota declarando seu apoio à utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reformulado, como forma de seleção para as universidades.
Na nota, a Andifes avalia que “o atual modelo de seleção para acesso às universidades federais, apesar do contínuo esforço de aperfeiçoamento pelas instituições, ainda apresenta limites e insuficiências que constituem obstáculos para maior inclusão de amplos segmentos da sociedade” e “manifesta-se no sentido de”:
“I- Apoiar a iniciativa do MEC no esforço de superação do atual modelo seletivo de acesso à educação superior.
II- Anunciar sua intenção de participar do novo modelo de processo seletivo, respeitando a autonomia, diversidade e especificidades regionais, adotando alguma das opções apresentadas pelo MEC a partir das respectivas realidades institucionais.
III- Reafirmar sua posição de que a contribuição crítica, com a participação das comunidades universitárias e da sociedade de cada região, é fator importante para avanço e aperfeiçoamento do processo.
A presente manifestação confirma as conquistas já alcançadas em termos de expansão, reestruturação e interiorização da educação superior no Brasil”.