Reunido na última quarta-feira, dia 15, o Conselho de Representantes (CR) da Apufsc decidiu por unanimidade que no mínimo a metade do tempo de cada reunião do Conselho seria dedicada à Agenda do CR, com assuntos e preocupações nascidas na base dos professores e que o restante do tempo seria dedicado a questões levadas ao CR pela Diretoria ou por outros conselheiros.
Além disso, a Comissão de Sistematização do CR deverá elencar uma lista de questões aos professores para que na próxima reunião se delibere sobre o conteúdo e a forma de encaminhamento destas questões aos professores com definição de prioridades e opções de tratamento. O objetivo é fazer com que cada associado sinta-se e seja responsável pelas ações da Apufsc.
O CR também deliberou por ampla maioria lançar a primeira etapa de um processo de consulta aos associados sobre o futuro sindical da Apufsc. Nesta etapa, que durará até 15 de maio, os associados deverão responder se são favoráveis ou não a que a Apufsc instale um processo de discussão e debates sobre suas opções sindicais.
Cabe ressaltar que esta consulta eletrônica é apenas um instrumento acessório para auxiliar os representantes neste processo de consulta junto aos representados. Para responder à pesquisa de opinião, os professores precisam ter cadastro no Portal Apufsc.
Clique aqui para responder à consulta
Por fim, o CR aprovou uma manifestação ao Conselho Universitário da UFSC, reivindicando que aquele órgão paute uma discussão que oriente os atos administrativos da UFSC sobre a questão da URP, considerando a sua autonomia institucional, como preceito constitucional, e os aspectos jurídicos da questão.
Em função do adiantado da hora, nada se deliberou sobre as solicitações de apoio financeiro constantes do item 5 da pauta.