Os abusos cometidos com o dinheiro público por meio dos cartões corporativos – que são entregues para alguns funcionários públicos para uso emergencial – provocaram revolta na população brasileira. A divulgação dos gastos que totalizaram quase R$ 150 milhões nos últimos quatro anos motivou movimentação no Congresso para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigação dos casos.
Para o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), os parlamentares preocupados com o mau uso do dinheiro público também devem se mobilizar por outra CPI. No dia11, o deputado começou a recolher assinaturas para instalar uma CPI que investigue a dívida pública no Brasil.
De janeiro de 2003 até novembro de 2007, o Brasil destinou mais de R$ 851 bilhões para o pagamento de juros nominais da dívida pública, interna e externa. O valor corresponde a 12 vezes o que foi investido ao longo do ano passado no Programa Bolsa Família.
O deputado ainda criticou o silêncio da mídia sobre a questão.
“Os bancos no Brasil são os grandes financiadores da mídia. A pauta que eles fazem está ligada à hegemonia que existe na sociedade do capital financeiro. Então, a mídia não tem interesse”.