A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre quarta (25/3) e sexta-feira, a regional sul da Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal. A promoção é da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, do governo federal, e tem por fim estabelecer políticas de profissionalização e aperfeiçoamento do serviço público no âmbito federal. Democratização das relações de trabalho, estruturação de cargos e carreiras e assistência à saúde do servidor público são alguns dos temas dos painéis programados para os dois primeiros dias do evento. No dia 27, uma plenária com apresentação das conclusões dos grupos de trabalho encerrará a conferência. Na UFSC, quem está coordenando os trabalhos é a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS).
Atualmente, a política de pessoal é considerada estratégica para que o governo se torne mais atuante e presente no enfrentamento dos grandes desafios nacionais, em seu papel de promotor do crescimento e da justiça social. O que se busca, dentro do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, é instituir um serviço público profissionalizado, eficiente e democrático. Além disso, preocupam os gestores de recursos humanos na esfera federal questões relativas à remuneração dos servidores e a possibilidade de contar com uma força de trabalho que saiba lidar com as novas tecnologias e as demandas atuais da sociedade.
A Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública, programada para o período de 6 a 9 de julho em Brasília, vem sendo antecedida por conferências estaduais em cinco regiões do país. Duas delas ocorrem na região Sudeste (Belo Horizonte, já realizada entre 18 a 20 de março, e São Paulo, de 1ª a 3 de abril), uma no Nordeste (Recife, feita entre 11 e 13 de março), uma na região Sul (Florianópolis, de 25 a 27 de março), uma no Centro-Oeste (Brasília, de 6 a 8 de abril) e uma no Norte (Belém, de 14 a 16 de abril).
Os participantes são indicados pela Comissão Organizadora, formada por representantes de 10 ministérios, de duas entidades da sociedade civil (DIAP e Dieese), de um representante da Internacional de Serviços Públicos (ISP) e de dois representantes de entidades integrantes do Sistema Nacional de Negociação Permanente (Sinnp). Os servidores da área de gestão se inscrevem diretamente no portal do Sistema de Pessoal Civil (Sipec), as entidades sindicais indicam seus representantes à Secretaria de Recursos Humanos (SRH) e os representantes da sociedade civil são convidados pela SRH