Parque Viva a Ciência está aberto à comunidade

Inaugurado no ano passado na UFSC, o Parque Viva a Ciência está aberto a escolas e à comunidade em geral. No espaço localizado entre o Planetário e o Observatório Astronômico estão montados oito brinquedos educativos que buscam, através do lúdico, desconstruir a imagem de que a física é algo maçante e puramente feito de cálculos. Entre os equipamentos estão um giroscópio, uma bicicleta suspensa, uma cadeira auto-elevatória, gangorras, balanços e refletores parabólicos.

O atendimento é realizado em dias alternados: os colégios são recebidos às segundas, terças e quintas-feiras, com agendamento prévio feito pelo site www.venhaconhecer.ufsc.br. Às quartas e sextas-feiras, a equipe atende a comunidade e incentiva a visitação de adultos. Nesses dias não é necessário agendamento. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

“O projeto visa estimular o interesse pela física e deixá-la mais perto do cotidiano”, destaca a estudante de física e colaboradora do projeto Luiza Gomes Ferreira. Até julho, o parque receberá mais dois brinquedos. Um deles traz um desafio de matemática, o outro é uma bicicleta que transforma a energia da pedalada em energia elétrica.

Para esclarecer as dúvidas sobre os princípios que agem sobre cada aparelho e as questões levantadas pela curiosidade das crianças, o uso dos brinquedos é orientado por bolsistas.

Mais informações pelo telefone 3721-6806

Visite o site do Projeto Parque Viva a Ciência: www.vivaciencia.ufsc.br