Fundado em 1993, o Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (Sinsepes) é uma experiência pouco comum na forma de organização sindical docente.
Duas características marcam esta experiência. A primeira é o fato de reunir professores e servidores técnico-administrativos de uma universidade, no caso a FURB, num mesmo sindicato. A segunda é que o Sinsepes não é vinculado a nenhuma outra entidade, seja Andes ou Contee.
A discussão sobre a criação do Sinsepes começou em 1991, quando professores e servidores técnico-administrativos começaram a debater a unificação das lutas até então encaminhadas pela Associação dos Servidores da FURB (Asef) e pela Associação dos Professores da FURB (Aprof). O processo culminou com a realização de assembléia das duas associações em 8 de junho de 1993 que elegeu por aclamação uma diretoria provisória, encarregada de coordenar a organização da nova entidade e fazer o registro legal do Sindicato.
A partir daí foi eleita uma comissão para elaborar uma proposta de estatuto, posteriormente aprovado em assembléia. Em seguida, instituiu-se uma comissão eleitoral e em 27 de outubro de 1993 realizou-se a primeira eleição.
O Sinsepes tem trabalhado em defesa dos direitos dos trabalhadores da FURB, na luta pelo plano de carreira dos docentes e dos técnico-administrativos, nas negociações salariais, além de ser um dos integrantes do Comitê Pró-Federalização da FURB e de desenvolver ações articuladas com os movimentos sociais e outros sindicatos da região.