PARA A UFSC E UNIVERSIDADES
1.Funções
i. Sistema de comunicação e difusão da Universidade
ii. O Reuni e as novas Sedes da UFSC (Joinville, Curitibanos, etc.)
iii. Debater a questão das cotas no vestibular
iv. Cotas: reavaliar cotas raciais
v. Resgate da Memória da Universidade
vi. Posicionar-se na questão das fundações
vii. Reflexão sobre a qualidade de trabalhos realizados pelos docentes
2. Estrutura organizacional e administração universitária
i. A questão da eleição para reitor
ii. Critérios para eleição de reitor
iii. Os cargos de pró-reitor devem obedecer a critérios de excelência acadêmica e não de indicação política
iv. Revisão do Conselho Universitário como instância máxima da UFSC
v. Inoperância do Conselho Universitário como instância superior de deliberação da UFSC
vi. O papel das Fundações na UFSC
vii. A dedicação exclusiva: Boa ou ruim para a universidade?
viii. Retorno efetivo da avaliação institucional como mecanismos de efetiva retro-alimentação.
ix. Cargos de direção na UFSC: qualificação, encargos, estrutura de apoio, remuneração.
x. Salários e carreira. Formas de estímulo ao mérito acadêmico e às funções da administração universitária
xi. Condições de trabalho do docente (docente fazendo tarefas de servidor administrativo, o problema do ruído e más condições em sala de aulas, etc.
xii. A segurança no Campus e a permissão da entrada da polícia
xiii. Rever o papel do Etusc
3. Estrutura física
i. Condições de trabalho do docente
ii. As condições de infra-estrutura física e humana para a realização do trabalho docente
iii. Infra-estrutura física e humana.
iv. Espaço físico decente, computadores para professores
v. Condições dos prédios, como a questão do acesso em cadeiras de rodas
vi. Melhorar a qualidade dos projetos e edificações realizadas na UFSC
4. Meios
i. Autonomia financeira da UFSC
ii. Cobrança de estacionamento na UFSC
5. Políticas
i. Extensão Universitária: Interação e socialização de resultados para desenvolvimento da sociedade
ii. Mudar nossa imagem junto ao publico pagante de impostos, que é quem nos sustenta.
iii. Transparência na UFSC: fundações, orçamento, distribuição de bolsas
iv. Discussão das ações afirmativas (UFSC e geral)
v. Reuni, combate à evasão, assistência estudantil
vi. Apoiar a contratação de professores para preencher as vagas existentes
vii. Contratação de professores proporcional ao aumento de vagas nas universidades federais
viii. Debater e propor políticas que defendam a universidade publica e a política de desenvolvimento cientifico e cultural
ix. Erradicar propaganda comercial do campus
x. Deve-se exigir transparência total de todos os órgão da UFSC, inclusive departamentos
xi. Retirar o título de Dr Honoris Causa, atribuído ao ditador Fidel Castro
xii. Apoio à extensão universitária da Universidade
xiii. Bolsas de estudo para alunos que trabalham e estudam
xiv. Apoio jurídico às chefias e outros professores quando acusados de assédio moral
PARA A SOCIEDADE
i. Valorização da Universidade por parte da sociedade
ii. Contribuir para a valorização da docência e pesquisa universitárias
iii. Papel dos órgãos de fomento à pesquisa nas universidades e a repercussão nas atividades de ensino de graduação
iv. Apoio em questões de interesse da sociedade
v. UFSC e sociedade local e regional: relações, apoio, interação, divulgação
vi. Fórum de discussões temáticas
vii. Difusão de idéias
viii. Apoio à Universidade na Extensão Universitária
ix. Contribuição ao Plano Diretor de Florianópolis
x. Papel das Fundações na UFSC
xi. Valorização da carreira dos docentes por parte da sociedade
xii. Identificação de demandas da sociedade
xiii. Apoio à propostas de soluções de interesse da sociedade baseada no produto da UFSC
xiv. Apoio à função extensão universitária