A Assembléia Geral da Apufsc, realizada na última quinta-feira, dia 4, aprovou a renovação do contrato dos planos de saúde na forma negociada pela direção da Apufsc.
Pelo acordado com a Unimed, o plano Uniplan será reajustado em 15,81% (7,56% do INPC do período mais a sinistralidade apontada pela prestadora de serviço). Já o Uniflex será reajustado no momento pela sinistralidade (8,25%), com a negociação sobre a inflação sendo postergada para o início de 2009, quando o novo plano completará um ano de utilização.
A Assembléia decidiu também manter em aberto o debate sobre o plano de seguro de vida em grupo, com objetivo de esclarecer detalhes e colher outras informações.
Outro tema importante discutido pelos professores presentes foi a situação do Andes-SN, a realização do Congresso Extraordinário para debater a questão do registro sindical da entidade e a importância da Apufsc participar desta discussão.
Assim, foram eleitos nove professores para representar a Seção Sindical no III Congresso Extraordinário, que acontece de 19 a 21 de setembro em Brasília.
A Assembléia também decidiu fazer uma consulta eletrônica sobre pontos polêmicos do Caderno de Textos. Entre eles, se o Andes deve restringir sua atuação às universidades públicas e se deve continuar filiado ao Conlutas.
A operacionalização da consulta ainda não foi definida. Ela não terá caráter deliberativo, mas servirá de orientação para os delegados da Apufsc no Congresso do Andes.
O presidente do Sindicato Nacional, Ciro Correia, participou da Assembléia, que contou com 16 professores assinando a lista de presença.