Quem participou do 1º Congresso de Professores da UFSC, organizado pela Apufsc, teve também a oportunidade apreciar momentos de intensa riqueza cultural. Todas as noites, na abertura das principais palestras uma manifestação artística abrilhantou o congresso.
No primeiro dia o Grupo de Música e poesia Brasileira Margem Esquerda (foto) apresentou poemas de Cruz e Souza e Vinícius de Morais acompanhados por músicas de Heitor Villa Lobos e Chico Buarque de Holanda. No segundo dia foi o dia do Grupo de chorinho Cozinhando o Galo apresentar obras de Pixiguinha e Jacob do Bandolim e na terceira noite, o congresso foi brilhantemente fechado com a apresentação do Manezinho Pedro Tainha, personagem interpretado pelo ator Eduardo Bolina. As apresentações motivaram professores a mostrarem também os seus talentos, caso emblemático foi o da professora Doroti Martins, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, que de forma emocionante declamou vários de seus poemas.
Abrir os momentos de encontro com atividades artísticas foi uma ótima iniciativa, recupera uma tradição presentes em vários momentos da história do movimento docente e reafirma o compromisso e a prioridade que uma universidade deve dar a cultura e seus artistas.