Carta

Prezada Diretoria da Apufsc,

A cada dia mais, nós, docentes da UFSC, somos atropelados por decisões descabidas e inconseqüentes, que muitas vezes superam a nossa capacidade de antecipar ações cautelares. Algumas dessas ações têm origem externa e afetam nossa vida pessoal, como o corte da URP. Outras têm origem interna e afetam nossa atuação profissional, limitando o trabalho de prover ensino aos nossos alunos.

Eu, como muitos outros docentes da instituição, atendo a curso noturno. Cursos noturnos vêm sendo criados como forma de garantir o acesso à universidade a muitas pessoas que em outro horário não obteriam a necessária disponibilidade de tempo para formação em ensino superior e que por isso mesmo precisam ser devidamente atendidos, recebendo os mesmos serviços e no mesmo padrão de qualidade e tempo aos ofertados aos alunos dos cursos diurnos. Aliás, isso está prescrito na LDB.

Em razão disso, ao constatar que nesse início do primeiro semestre de 2008 a Biblioteca Universitária limitou o atendimento noturno, segundo seu site, até as 20 horas, desconhecendo que os cursos noturnos têm seus horários de aulas até as 22 horas, solicito à diretoria da entidade que me representa como docente na UFSC, por estar sindicalizado há mais de vinte anos, que insira em sua pauta de assuntos esse tema na medida em que sua perpetuação precariza as condições de realização do trabalho dos docentes que atuam em cursos noturnos e, além disso, trata de forma desigual, não cidadã e desrespeitosa aos estudantes dos cursos noturnos.

Com antecipados agradecimentos pela atenção dispensada,