Os professores que participaram da Assembléia Geral realizada pela Apufsc na última quinta-feira, dia 6, no auditório do Centro Tecnológico (CTC), decidiram, por maioria, aprovar a proposta salarial do governo. Querem, no entanto, que as negociações prossigam para avançar no debate sobre a carreira docente. A posição será levada à reunião do Setor das Federais do Andes-SN, que acontece no dia 15 de dezembro.
A Assembléia também elegeu os delegados (titulares e suplentes) para o 27º Congresso do Andes-SN, que acontece de 14 a 20 de janeiro, em Goiânia (GO). Como titulares, foram eleitos: Magaly Mendonça, Carlos Soares, Bartira Grandi, Marcelo Tragtenberg, Valmir Martins, José Arno Scheidt, Armando de Melo Lisboa, Lino Peres, Alberto Franke, Albertina Dutra Silva, Regina Vasconcelos Antonio e Sandra Mendonça. Como suplentes, que só irão ao Congresso em caso de desistência ou impossibilidade de um dos titulares, foram escolhidos: César Régis, Paulo Cesar Philippi, Ivan Brognoli, Vânia Manfroi, Walter Carpes Jr., Fernando Milman, Irmgard Haas, Eliane Trevisan e Maria Luísa Sartorelli.
O debate sobre o Caderno de Textos será encaminhado através da lista de discussão da Apufsc e os delegados se reunirão antes do Congresso para debater as teses e organizar a participação no evento.
URP – Depois de um contato com a senadora Ideli Salvatti, que participou na última sexta-feira, dia 7, da Conferência Estadual da Educação Básica de Santa Catarina, realizada na UFSC, foi agendada um encontro entre a Apufsc, a senadora e o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta segunda-feira, dia 10, às 11 horas, quando o ministro estará na nova unidade do Cefet, no bairro de Coqueiros.
Desta segunda até quarta-feira, dia 12, uma comissão de professores da UFSC estará em Brasília para contatos com parlamentares e governo, reunião com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e para acompanhar a posse do catarinense Jorge Mussi, como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em busca de apoio contra o corte da URP.