MEC promete R$ 2 bi para adesão ao Reuni

Debate “Reuni: perspectivas para a universidade pública”

dia 28/8, às 18h30, no aud.do CFH

Em notícia veiculada em seu site na última quarta-feira, dia 15, o Ministério da Educação (MEC) informa que vai destinar R$ 2 bilhões no período 2008-2011 às instituições que aderirem ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). De acordo com o MEC, “entre as diretrizes estabelecidas estão a flexibilidade curricular nos cursos de graduação para facilitar a mobilidade estudantild+ a oferta de apoio pedagógico, que permite a utilização de práticas modernas aos professoresd+ e a disponibilidade de mecanismos de inclusão social, a fim de garantir igualdade de oportunidades de acesso e permanência na universidade pública a todos os cidadãos”.

O Ministério informa ainda que “o objetivo do programa é consolidar uma política nacional de expansão da educação superior pública que alcance, até o fim desta década, pelo menos 30% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos. A meta é elevar, gradualmente, a taxa de conclusão média dos cursos presenciais para 90% e aumentar para 18 o número de alunos por professor”. 

As universidades que quiserem participar do Reuni têm até o dia 15 de outubro para enviar suas propostas. As propostas aprovadas serão divulgadas em 23 de novembro.

A Assembléia da Apufsc desta quinta-feira, dia 23, irá discutir o Reuni, que também será alvo de debate específico, programado pela Seção Sindical para o dia 28 de agosto.