Nos próximos dias todos os professores da UFSC receberão em sua caixa postal eletrônica um convite para participar de uma pesquisa de opinião sobre planos de assistência à saúde.
Esta pesquisa será realizada pelo Observatório da Saúde da UFSC entre 19 de junho e 13 de julho. São questões com múltipla escolha relacionadas às opções por assistência suplementar à saúde, por operadora e por produtos (tipos de plano).
Serão verificadas as posições majoritárias em relação aos planos privados de assistência à saúde. Desta forma, podemos subsidiar a tomada de decisão da Associação dos Professores da UFSC sobre a renovação do contrato com a Unimed. Além da consulta, o Observatório está abrindo uma lista de discussão sobre a questão.
Através de parceria com a Apufsc e o NIEPC – Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Gestão da Produção e Custos da UFSC, o Observatório nasce no processo de implantação de sistema de acompanhamento do plano privado de assistência à saúde dos professores da Universidade.
Ao informar o corpo docente sobre o mercado regulado de saúde suplementar, o Observatório possibilita avaliar a operadora contratada e seus produtos, permitindo a gestão eficiente, transparente e participativa do plano de assistência à saúde.
Numa iniciativa do professor Clóvis Montenegro de Lima, do departamento de Ciência da Informação, o Observatório da Saúde tem por objetivo central criar ambiente de acompanhamento e reflexão sobre organizações de cuidados da saúde. Com o Observatório pretende-se reunir, organizar e oferecer às pessoas e à sociedade civil referências concretas que potencializem sua avaliação, administração e uso dos cuidados da saúde.
O Observatório vai publicar regularmente informações e análises pertinentes, e está disponível em: http://www.observatoriodasaude.ufsc.br.
Os itens de organização do Observatório são: agenda, biblioteca, estabelecimentos de saúde, fórum, indicadores de saúde, notícias, planos de saúde, profissionais de saúde, e SUS.
A biblioteca será desenvolvida focando em alguns assuntos: administração em saúde, economia da saúde, epidemiologia, legislação, modelos assistenciais, qualidade em saúde, saúde como processo social, e vigilância em saúde.
O Observatório também disponibilizará informações específicas de interesse dos professores da UFSC: o contrato com a operadora, a relação de estabelecimentos e de profissionais credenciados, além de canal de comunicação de sugestões e reclamações que serão sempre encaminhadas e respondidas.