Opiniões

Por um país democrático, inclusivo e solidário

Nossas divergências em termos dos melhores caminhos econômicos, sociais e políticos para nosso país não podem ser obstáculo à compreensão que o que está em jogo é a integridade física e psíquica de grupos e indivíduos e a própria garantia do direito ao dissenso e à discussão madura e democrática de nossas ideias

Nilton Branco

22.outubro | 2018

Chamo a atenção dos colegas para a nota publicada pela ANDIFES em defesa da democracia no país (link abaixo).
 
A ameaça que estamos sofrendo é séria e pode fazer o país retroceder décadas (como quer umas das correntes políticas que disputa o segundo turno das eleições) na escala civilizatória. Cumpre notar ainda que o arco de intelectuais, artistas, celebridades, enfim, que reconhece o perigo pelo que estamos passando inclui desde acadêmicos de direita (Francis Fukuyama) até intelectuais de esquerda (Noam Chomsky), passando por todo o contínuo de visões econômicas e sociais entre ambos.
 
Até mesmo uma representante da extrema direita francesa considerou as declarações de um dos candidatos "desagradáveis". Entre os que consideram que certas posturas políticas atuais são uma ameaça à democracia no Brasil, há ganhadores do Prêmio Nobel, como Robert Shiller (Economia) e Adolfo Pérez Esquivel (Paz).
 
Esta ameaça deve unir a nós, educadores que não compactuamos com o racismo, a xenofobia, a intolerância, a homofobia, o autoritarismo, a apologia à prática de tortura e o apoio a torturadores. Nossas divergências em termos dos melhores caminhos econômicos, sociais e políticos para nosso país não podem ser obstáculo à compreensão que o que está em jogo é a integridade física e psíquica de grupos e indivíduos e a própria garantia do direito ao dissenso e à discussão madura e democrática de nossas ideias.
 
Por um país democrático, inclusivo e solidário !!!!

Por uma Frente Ampla em Defesa da Democracia


Nilton da Silva Branco
Professor do Departamento de Física

O princípio que rege a publicação de artigos nesta seção Opiniões é o da plena liberdade de expressão dos professores, de forma a garantir um canal que expresse a pluralidade ideológica dos filiados à Apufsc-Sindical. Fica claro que as opiniões expressas nos textos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e que a entidade e sua diretoria não se responsabilizam pelo conteúdo. Eventuais consequências decorrentes da violação da lei ou da imagem de pessoas citadas nos textos, bem como casos de calúnia, difamação ou injúria, serão assumidas exclusivamente pelos autores que os subscreveram.

Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 99925-1735 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)
(47) 3234.1866 (Blumenau)

 

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb