Notícias

Apufsc apela ao governador eleito por garantia de verbas para C&T em 2019

APUFSC

O presidente da Apufsc enviou carta ao governador eleito, Carlos Moisés da Silva, apelando pelo cumprimento, já em 2019,  do artigo 193 da Constituição de Santa Catarina que prevê a destinação de 2% da arrecadação estadual para investimento em Ciência e Tecnologia. A carta foi encaminhada através do Coordenador da Equipe de Transição de Governo, professor Luiz Felipe Ferreira, que esteve na sede da Apufsc, a convite da entidade, na tarde desta quarta-feira, dia 21 de novembro.
 
Na carta, o presidente da Apufsc cumprimenta o futuro governador por sua eleição, manifesta satisfação pela questão da Ciência & Tecnologia estar destacada em seu plano de governo, mas alerta para o fato do Artigo 193 da Constituição do Estado não ter sido cumprido pela gestão atual do Estado nem pelas que a antecederam. Em consequência, embora Santa Catarina seja um estado privilegiado em termos de pessoal altamente qualificado para a pesquisa científica e tecnológica, o estado está perdendo competitividade em relação a seus vizinhos e a outras unidades da Federação. 
 
O presidente Bebeto Marques registrou que apenas na base de atuação da Apufsc-Sindical – a UFSC e a UFFS – atuam cerca de três mil professores doutores, realizando pesquisas de ponta em todas as áreas de conhecimento. No entanto, sem financiamento adequado para a pesquisa que desenvolve, esta imensa massa crítica estará de mãos atadas para contribuir para a ciência e para o desenvolvimento econômico, social e cultural de nosso estado.
 
O Coordenador da Equipe de Transição do Governo, ao receber a carta encaminhada ao governador eleito, garantiu que “a demanda está anotada” e que será encaminhada às pessoas que tratam do tema na Equipe de Transição. O professor Luiz Felipe Ferreira destacou também a complexidade da tarefa de preparação da futura gestão do Estado, cuja coordenação lhe foi confiada pelo futuro governador, e a participação de três professores da UFSC em sua equipe – além dele próprio, a professora Iara Costa Leite e o professor Marcelo Haendchen Dutra.
 

Manchete

Carta foi encaminhada através do Coordenador da Equipe de Transição de Governo, professor Luiz Felipe Ferreira, que esteve na sede da Apufsc, a convite da entidade, na tarde desta quarta-feira, dia 21 de novembro.


Postado

22.novembro | 2018


Tags

c&T; apufsc; governador SC; política; verbas; comandante moisés;


Imprimir


Compartilhar


Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 3027.7992 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)
(47) 3234.1866 (Blumenau)

 

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb