Notícias

Conselho de Representantes aprova um conjunto de deliberações na reunião do dia 31 de outubro

O principal ponto de discussão e de deliberação foi sobre o início de discussões sobre eventual filiação nacional sindical da Apufsc.  Os conselheiros analisaram basicamente duas propostas. A primeira era para que categoria começasse a discutir esse tema em março de 2019 e, a segunda, era para que esse assunto nem fosse discutido pelos professores sindicalizados. Por ampla maioria, venceu a primeira proposta. Em seguida, foi aprovada uma série de encaminhamentos. Foi aprovado que o Sindicato disponibilize seus meios de comunicação para promover o debate. A decisão é que sejam produzidos três boletins especiais impresso, um a cada quinze dias, com espaços iguais para todas as posições. O objetivo é dar oportunidade para que todos os professores que tenham interesse se manifestem. Os outros meios de comunicação da Apufsc, como site, newsletter, etc, também serão disponibilizados para o debate. As duas entidades que hoje têm representado nacionalmente os professores das instituições federais de ensino superior, Andes-SN e Proifes-Federação, serão convidadas para apresentarem informações relativas a forma de organização, decisão, entidades sindicais filiadas e eventualmente porque e como querem ter um relação como um sindicato autônomo como a Apufsc-Sindical. Foi deliberado que esse processo de discussão seja concluído em 45 dias, com início previsto para março de 2019.  

Também foi aprovada a criação de um Grupo de Trabalho para resgatar estudos anteriores sobre a matéria, especialmente para oferecer à categoria informações técnicas sobre entidades sindicais nacionais. O GT será formado pelos professores Wilson Erbs (ex-presidente  da Apufsc), Luiz Gonzaga de Souza Fonseca (Representante dos  Aposentados) e Douglas Francisco Kovaleski (representante do Departamento de Saúde Pública).

De acordo com o presidente da Apufsc, professor Bebeto Marques, apresentar a proposta sobre um cronograma e processo de discussão e de definição quanto à representação nacional é condizente com o que a chapa defendeu na campanha eleitoral que elegeu a nova Diretoria. E foi agora trazido ao CR para apreciação. Segundo ele, serão os professores que irão definir, em Assembleia Geral, os rumos do Sindicato. "A princípio serão colocadas três propostas para o debate: ligar-se/filiar-se a uma entidade sindical nacional, (Proifes ou Andes-SN), ou continuar como atualmente estamos, sem representação nacional. Nada impede que alternativas sejam colocadas na discussão".  Salienta ainda que também a forma de relação/filiação necessita ser discutida e definida pela categoria, "recordando que somos um sindicato autônomo de base estatual de uma categoria que é nacional".

Na reunião do CR, foram apresentados os novos diretores, que assumiram o Sindicato no dia 16 de outubro. Inicialmente o presidente da Apufsc destacou a importância do CR, agradecendo o compromisso dos atuais membros e fazendo um apelo que ajudem a fazer que mais representantes dos departamentos participem do CR.

Também outros temas foram tratados e aprovados. Foi criado um GT para analisar melhor os planos de saúde dos professores oferecidos pela Agemed. O Grupo será formado pelos professores Ronaldo Salum (representante dos aposentados) e Romeu Bezerra  (diretor de Assuntos de Aposentadoria),  pelo funcionário da Apufsc, Henrique Machado e pela Agemed. O objetivo é fazer um levantamento sobre as vantagens e desvantagem sobre cada um dos planos oferecidos atualmente.

Também foi deliberado que os professores Salum e Bezerra se reunirão com os advogados do Sindicato para fazer um levantamento dos processos que envolvem a URP.

O professor Luiz Gonzaga solicitou que seja feita uma síntese da evolução dos direitos dos professores aposentados e pensionistas. Esse documento deverá ser disponibilizado no site da Apufsc para consulta.

Ainda no encontro, foi deliberado que a Apufsc solicite ao reitor que uma das vagas de representação externa da UFSC no Conselho Universitário seja preenchida por um professor aposentado, além de uma vaga para a Apufsc como de representação sindical dos professores da UFSC. Nesse âmbito, foi solicitado que a Diretoria defenda junto à Reitoria a disponibilidade de horas locadas para professores que atuam como diretores da Apufsc.
 
 

Manchete

O principal ponto de discussão e de deliberação foi sobre o início de discussões sobre eventual filiação nacional sindical da Apufsc


Postado

5.novembro | 2018


Tags

cr; reunião; pauta; representação nacional; andes; proifes; plano de saúde;


Imprimir


Compartilhar


Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 3027.7992 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)
(47) 3234.1866 (Blumenau)

 

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb