Notícias

Conselho Universitário compõe comissão especial para formação da lista tríplice para Reitor

Há quase duas semanas do fim da consulta pública para escolha do reitor da UFSC para o mandato de 2018 a 2022, o Conselho Universitário (CUn) iniciou os procedimentos para encaminhamento da lista tríplice ao Ministério da Educação (MEC), em sessão ordinária nesta terça-feira, 24 de abril, na Sala dos Conselhos.

Os dois pontos da ordem do dia, de relatoria do conselheiro Antônio Alberto Brunetta, solicitaram apreciação de dois importantes documentos desse processo: o Relatório Final da Comissão Eleitoral (ComeleUFSC) sobre a consulta informal à comunidade universitária, finalizada no dia 11 de abril, com a realização do segundo turno. O documento serve como prestação de contas da tarefa delegada pelo CUn às entidades representativas da UFSC para organizar, coordenar e fiscalizar todo o processo de consulta; e a minuta de resolução sobre as normas que regulamentam o processo de escolha dos candidatos para composição da lista tríplice para nomeação do Reitor.

O relator leu o parecer e solicitou a inclusão de 12 pontos. Paulo Marcos Borges Rizzo, presidente da ComeleUFSC, manifestou-se quanto às ausências levantadas no parecer e afirmou que os volumes estão à disposição na Comissão e que irá providenciar para anexá-los, conforme pedido. Mencionou a necessidade de incluir uma parte para agradecimentos, e utilizou de seu espaço para expressar a importância da colaboração de todos para o êxito da consulta.

Durante a discussão, alguns dos pontos levantados pelos conselheiros foi a questão do assédio moral na consulta, tema de denúncia à Comissão Eleitoral, a necessidade de avaliação dos custos do empréstimo das urnas eletrônicas à UFSC, no que se refere a transporte e diárias, além do aprimoramento e cumprimento das regras da eleição na Universidade.

Brunetta justificou o porquê de aprovar o documento da forma como está, pois no papel de relator lhe cabia apontar as ausências e recomendar a inclusão das mesmas, sem denotar suspeição ao trabalho da comissão. Posto em votação, o parecer foi aprovado por unanimidade.

Como relator também do segundo ponto de discussão, Brunetta leu o parecer sobre a minuta de resolução. Sem maiores questionamentos, o Conselho definiu os membros da Comissão Especial do CUn, composta por três membros, todos professores: Arnoldo Debatin Neto (presidente), Alessandra de L. Jacobsen e Glaucia Santos Zimmerman. Definidos os nomes, será publicado edital nesta quarta-feira, 25 de abril, com prazo de 17 dias. Os conselheiros também definiram que no dia 11 de maio de 2018 está marcada reunião extraordinária para composição da lista tríplice e posterior encaminhamento do resultado ao MEC.

Inscrições para compor lista tríplice para o cargo de reitor da UFSC nesta quinta e sexta-feira

A Comissão Especial, criada pelo Conselho Universitário em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 24 de abril, publicou o Edital 001/2018, que informa que estarão abertas, ainda nesta semana, as inscrições para os candidatos interessados em compor a lista tríplice para o cargo de Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, a ser elaborada pelo Conselho Universitário. As inscrições podem ser realizadas entre 26 e 27 de abril, das 8h às 12h e 14h às 18h, na Secretaria dos Órgãos Deliberativos Centrais – Prédio I – Térreo da Reitoria.

Mais informações:

Resolução Normativa nº 119/2018 [que dispõe sobre as normas que regulamentam o processo de escolha dos candidatos para a composição da lista tríplice para a nomeação do Reitor da UFSC]


Fonte: Agecom/UFSC
 
 

Manchete

Os conselheiros também definiram que no dia 11 de maio de 2018 está marcada reunião extraordinária para composição da lista tríplice e posterior encaminhamento do resultado ao MEC


Postado

25.abril | 2018


Tags

ufsc; cun; ; reitor; mec; lista tríplice


Imprimir


Compartilhar


Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 3027.7992 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb