Notícias

FEESC: 45 anos de apoio à UFSC

Em 18 de maio de 1966, há exatos 45 anos, nascia a FEESC – Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina. Sua criação tinha como objetivo dar condições à UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina para a criação do curso de Engenharia Elétrica, para formar quadros para a CELESC. A FEESC nasce com o mais nobre dos desafios da humanidade: formar gente capacitada para transformar a sociedade em um mundo melhor.

A FEESC tem personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, regida pelo Código Civil, sujeita à fiscalização do Ministério Público, à legislação trabalhista e, em se tratando de Fundação de Apoio, além do exercício gratuito dos membros da diretoria e dos conselhos, está sujeita ao prévio registro e credenciamento nos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, renovável bienalmente, após a concordância do Conselho Universitário da instituição apoiada, no caso a UFSC.
Na essência, é um órgão de fomento ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, cuja função primordial é dar suporte administrativo e finalístico aos projetos de interesse da UFSC, bem como estimular e promover o desenvolvimento institucional e tecnológico na sociedade.

Tais projetos, ao longo da história, mudaram o aspecto acadêmico e institucional da UFSC a partir de projetos qualificados onde professor e aluno conseguem aprimorar os conhecimentos de sala de aula. Importante também se faz afirmar, o papel das nossas instituições parceiras nos financiamentos dos projetos. Sem elas não teríamos condições de realizar pesquisa e qualificar os laboratórios com equipamentos de ponta em nível internacional.

Quero parabenizar nossos dedicados funcionários da FEESC, professores, servidores técnicos administrativos e alunos da UFSC que ao longo dos últimos 45 anos não mediram esforços para transformar sonhos em realidade, idéias em projetos, projetos em ações, ações em pesquisa aplicada e pesquisa aplicada em inovação em benefícios de toda a sociedade brasileira.

Destaque-se também os ex-Presidentes da FEESC, Professores que souberam com dedicação e entusiasmo construir um sonho uma obra concreta e resolutiva, são eles: Caspar Erich Stemmer, Nelson Back, Sérgio Roberto Arruda, Longuinho da Costa M. Leal, Arno Bollmann, Antônio Diomário de Queiroz, Ana Maria de Mattos, Renato Carlson, Ariovaldo Bolzan, Júlio Felipe Szeremeta, Carlos Viana Speller, Raul Valentim da Silva e Lúcia Helena Martins Pacheco.
Em resumo a FEESC sente-se orgulhosa em poder contribuir para a história de sucesso da Universidade Federal de Santa Catarina.

Maurício Fernandes Pereira
Presidente da FEESC e professor do Departamento de Ciências da Administração

Postado

25.maio | 2011


Imprimir


Compartilhar


Comentário

Captcha

Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 3027.7992 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb