Notícias

Reitoria da UFSC deve criar comissão para analisar pontos do Future-se

Impactos do programa sobre o financiamento público da educação precisam ser avaliados com cautela, diz nota da administração 

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou hoje (22), em seu site, uma manifestação em relação ao programa anunciado na semana passada pelo MEC, o Future-se. No texto, a UFSC defende que muitos pontos apresentados pelo Ministério da Educação já fazem parte do cotidiano das IFES e que as propostas para criar de organizações sociais e fundos - e seus impactos no financiamento da educação -  precisam ser discutidas profundamente em uma comissão representativa da comunidade universitária. 

A nota afirma que as IFES já desenvolvem atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e que inclusive são as universidades públicas brasileiras as principais responsáveis pela pesquisa, pelo desenvolvimento e pela inovação presentes no País em todas as áreas do conhecimento.

O texto afirma que muitos projetos tecnológicos do país nascem nas universidades e que parcerias público-privadas são constantes.  Inclusive, existem cada vez mais iniciativas associadas a ações empreendedoras em todas as áreas do conhecimento por meio do apoio institucional a empresas júniores, a startups, a equipes de competição e a eventos acadêmicos.

Sobre a internacionalização, um dos eixos do programa Future-se,  a UFSC diz que há muito tempo firma convênios, acordos e parcerias com instituições do mundo todo, o que permite mobilidade de docentes, técnicos e estudantes, com transferência de conhecimento e troca de experiências.

Por fim, sobre governança e gestão, a administração da universidade defende que as IFES já utilizam mecanismos atualizados e de acordo com as normativas dos órgãos de controle (TCU, CGU, AGU e MPF).


Leia mais em: UFSC

M.B. 



 

Manchete

Impactos do programa sobre o financiamento público da educação precisam ser avaliados com cautela, diz nota da administração


Postado

22.julho | 2019


Imprimir


Compartilhar


Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 99925-1735 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)
(47) 3234.1866 (Blumenau)

 

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb