Jurídico

Vitória definitiva na ação de Progressão Funcional

A ação coletiva promovida pela Apufsc-Sindical, para reconhecer o direito dos professores aos avanços funcionais desde a data do preenchimento dos requisitos legais, garantindo-lhes os efeitos financeiros e funcionais desde então, transitou em julgado no início do mês de agosto/17 no STJ, tornando definitiva a sentença vitoriosa à categoria.
 
Dessa forma, a UFSC foi condenada a corrigir os assentamentos funcionais dos professores, bem como a pagar as diferenças remuneratórias daí decorrentes.
 
A exitosa tese, defendida pela Assessoria Jurídica da Apufsc-Sindical, sustentou que a UFSC, ao estabelecer efeitos financeiros e funcionais apenas a partir da publicação da portaria que concedeu a progressão, excedeu o seu poder de regulamentar e violou a lei, causando enorme prejuízo à categoria, sobretudo aos docentes que estavam com progressões em atraso.
 
Com a vitória na ação coletiva, a Apufsc-Sindical está iniciando os preparativos para promover o cumprimento da sentença, de modo a assegurar que os professores, inclusive quem já está aposentado, tenham revistas suas anotações funcionais, para que cada um esteja colocado na Classe e Nível a que faz jus, bem como garantir o pagamento dos retroativos financeiros à época em que foram satisfeitas as exigências legais.
 
Por ora, os professores devem aguardar o chamado oficial da Apufsc para iniciar a fase de cumprimento de sentença, o que deve ocorrer nos próximos dias, sendo que já foram solicitados documentos para este fim à Reitoria.
 
Texto: Escritório Pita Machado Advogados
 
 

Manchete

A UFSC foi condenada a corrigir os assentamentos funcionais dos professores, bem como a pagar as diferenças remuneratórias daí decorrentes.


Postado

28.agosto | 2017


Tags

ação; progressão funcional; ufsc; professores; judiciário; STJ


Imprimir


Compartilhar


Comentário

Captcha

Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 3027.7992 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb