Campi

Bolsonaro nomeia primeiro da lista tríplice para reitoria da UFRN

O presidente Jair Bolsonaro nomeou como novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) o professor José Daniel Diniz Melo, primeiro nome da lista tríplice enviada pela instituição, informa o jornal O Globo. A decisão surpreendeu positivamente a comunidade acadêmica por respeitar a decisão do colegiado, mas foi feita antes de três universidades que tem reitores temporários designados pelo governo e já haviam encaminhado suas nomeações.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)  e a Universidade Federal do Cariri (UFCA) enviaram suas listas no ano passado. Na UFTM,  o primeiro da lista tríplice é o professor Fábio Fonseca, que já foi filiado ao PT e ao PSOL.  O documento para a nomeação de Fonseca chegou a ser emitido em 11 de novembro de 2018, mas foi arquivado sem assinatura  do MEC. Um novo documento foi produzido dias mais tarde, indicando para reitor o segundo da lista, o professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, atual vice-reitor da UFTM.

Segundo notícia  publicada pela Folha de São Paulo no mês passado, esse documento com o nome de Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo seria uma  "minuta de decreto", inserida no sistema de processo eletrônico da Advocacia Geral da União (AGU). Conforme  o jornal O Globo desta terça-feira (12), a UFTM continua sendo administrada  pela professora Ana Lúcia de Assis Simões, designada reitora pró-tempore pelo governo enquanto o novo reitor não for nomeado. 

Atualmente, cada universidade faz sua a eleição informal e paritária, enviando três nomes ao governo. O Ministério da Educação analisa e encaminha ao presidente da república, responsável pela nomeação. Embora no caso da UFRN tenha sido escolhido o primeiro da lista, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, já afirmou sua intenção de mudar as regras, mas não deu detalhes.
 

Leia mais em: O Globo
C.D./L.L.

Manchete

A nomeação de José Daniel Diniz Melo ocorre antes de outras três universidades que também encaminharam suas escolhas


Postado

12.fevereiro | 2019


Tags

Reitores; MEC; Ricardo Vélez; UFRN; UFTM;


Imprimir


Compartilhar


Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 3027.7992 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)
(47) 3234.1866 (Blumenau)

 

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb